segunda-feira, 4 de abril de 2016

A importância da arte no desenvolvimento infantil



A arte na infância propicia a criança a dar início à coordenação das expressões, partindo da composição do seu mundo, por meio da percepção.  A criança, por meio do fazer, reordena elementos extraídos da realidade, organiza-os, cria situações imaginárias, elaborando seu conhecimento sobre o mundo físico e social.  

O contato com a arte por meio do desenho, da pintura, dos jogos e do lúdico faz com que a criança selecione os aspectos de sua experiência e articulado com o legado cultural e, quando estimulada, a criança desenvolve-a de forma progressiva e completa. 

Sua importância, também, se dá pela característica da dupla capacidade expressiva e sugestiva. Dessa forma, ela exprime o inteligível no sensível, sendo capaz de encarnar uma ideia ou um sentimento, na matéria, seja esta a tinta, argila, o mármore, as palavras, dança ou música. 



Como a infância é um processo gradual e individual - variando o desenvolvimento, comportamento, e o processo intelecto para diferentes crianças -, a vida infantil e seus períodos vão depender de cada convívio, cada cultura. Cada etapa deve ser respeitada, tudo acontece em seu momento até completar seu período transitório de mudanças. Justamente por isso a arte tem sido, tradicionalmente, uma parte importante nos programas da chamada primeira infância. O pedagogo alemão Friedrich Fröebel, considerado o “pai” do jardim de infância, foi o primeiro educador a enfatizar a importância do brinquedo e da atividade lúdica. Ele também disseminou o conceito de que as crianças deveriam criar as próprias expressões artísticas e apreciar a arte criada por outros.

A criança mobiliza todo o seu ser, entregando as experiências que acarretam a criações, desenvolvendo assim, a percepção, observação, desenvolvimento lógico e expressões. O desenho acompanha o desenvolvimento das crianças, e através dele observamos como as crianças se relacionam com a realidade e com os elementos de sua cultura e como traduzem essas percepções gráficas. As artes fazem parte do cotidiano das crianças, e, quando bem empregadas, auxiliam no seu processo de ensino-aprendizagem.

Fonte: http://www.atribunamt.com.br/2013/11/a-importancia-das-artes-na-educacao-infantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário