quinta-feira, 29 de setembro de 2016

100 anos de samba



Em 2016, o samba completa 100 anos e é considerado o rítimo musical mais popular do país. Criado pelos escravos africanos, símbolo da tradição cultural brasileira, patrimônio imaterial, reconhecido também pela Unesco em 2005 como Patrimônio da Humanidade, comemora esse ano de 2016, o seu centenário. A data remete ao primeiro samba oficialmente registrado no país na Biblioteca Nacional. A música “Pelo Telefone” foi registrada em 1916 por Donga (1890-1974), mas foi composta coletivamente na casa de Tia Ciata. Com essa música, a palavra samba também apareceu pela primeira vez no selo de um disco de vinil.

Por toda essa história e importância para a cultura brasileira, os 100 anos do samba são o tema da nossa exposição anual. Já começamos os preparativos para a XXI Exposição dos Alunos da Oficina de Desenho Daniel Azulay, que será realizada no dia 26 de novembro, no IAB (Insituto de Arquitetos do Brasil).

A origem da palavra samba:

A palavra “samba” é de origem africana. Seu primeiro registro no Brasil remonta ao ano de 1838, na revista “O Carapuceiro”, de Pernambuco. No entanto, ainda não existe um consenso entre os historiadores sobre suas possíveis origens. Segundo o pesquisador Nei Lopes, seria a etnia quioco, na qual samba significa brincar, divertir-se como cabrito. Há quem diga que vem do quimbundo “semba”, com o significado de “umbigo” ou “oração”. O quimbundo é uma língua banto falada na Angola. Para muitos povos bantos, a música era um elemento religioso e a umbigada se referia a danças sagradas, em uma espécie de ritual de fertilidade e conexão com as forças do universo.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário